segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Outro inverno, sempre a mesma estação

Sempre sou perguntado sobre o inverno canadense e como é viver seis meses sob a neve e temperaturas negativas. Agora que entro no meu terceiro inverno, voilá l'hiver quebécois!

Começando - o mês de outubro é bem interessante, as folhas caem deixando a cidade com uma beleza impressionante. Faz frio, mas temperaturas positivas, um casaco resolve. E ainda é possível observar o espetáculo das cores na paisagem ... Eu poderia viver toda a minha vida no outono, eu acho. 

Primeira parte (novembro e dezembro) - as primeiras neves caem. O mundo colorido fica branco quase que de repente. Em meio ao aprender a conviver com a neve vem também a vida com pouca luz. O sol se vai muito cedo, em dezembro, às quatro da tarde já escurece, sem contar que também nasce tarde, quase sete da manhã. Se o dia for nublado, então... A sensação de fadiga é constante, mas a experiência ainda é agradável. 


Segunda parte (janeiro e fevereiro) - o ápice do frio, em Québec temos temperaturas abaixo de -30ºC! Acredite, esse frio dói no seu corpo! Os dias vão gradativamente ficando menos curtos, mas a quantidade de neve que ainda cai é desoladora! Percebe-se como é difícil viver sem cores. Pois é, enquanto muitos pensam no frio, eu sentia falta de ver cores. O cinza, marrom e branco da cidade me afetavam bastante. Em meio a isso, tudo funciona perfeitamente na cidade.

 
Terceira parte (março e abril) - o frio diminui, o que não é lá grande coisa porque ainda continuamos entre -5ºC e -20ºC. A imensidão branca está mais forte e com as várias camadas de neve socada ao longo dos meses... Começa-se a pensar na primavera que, em teoria, já chegou. A irritação é visível a cada vez que neva... O sentimento de "quero sair dessa merda branca" é enorme. Fins de abril, o verde começa a aparecer.

Terminando - Para quem vive (e sobrevive) a um inverno assim tão longo, sente-se uma grande felicidade de rever o verde, as flores e poder guardar aquele casaco e botas que estiveram colados ao seu corpo nos últimos meses. A primavera de fato começa em maio.

E entre junho e setembro se vive meses muito agradáveis... É quase a perfeição. Mas essa perfeição só é de fato apreciada com os meses enterrados no branco.

Estou iniciando o meu terceiro inverno e posso dizer: Nunca mais! Estou arrumando as malas pra voltar pro sertão, lá onde calor insuportável me espera... Como nunca estamos satisfeito, irei reclamar e até sentir falta de Québec, mas assim somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails